A Professora Luciene de Arte e seus alunos dos 1º anos do Ensino Médio preparam uma INTERESSANTE exposição no mural da escola sobre INTERVENÇÃO URBANA, com o slogan: "Não Faça Bagunça, Faça Arte" .
Antes de ver algumas fotos é bom informar-se um pouco sobre o assunto:
Intervenção urbana
(Arte autorizada em defesa da cidadania)
"É um tipo de manifestação artística geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico.
Consiste em um desafio ou, no mínimo, um comentário sobre um objeto (eventualmente, um objeto artístico) preexistente, através de grafites, cartazes, cenas de teatro ao ar livre ou acréscimo de outros elementos plásticos, de forma a modificar o significado ou as expectativas do senso comum, quanto a esse objeto. A intervenção é sempre inusitada, realizada a céu aberto e por ter um caráter crítico, seja do ponto de vista ideológico, político ou social, referindo-se a aspectos da vida nos grandes centros urbanos. Uma poesia embaralhada numa estação de metrô, por exemplo, é um convite para que as pessoas parem sua maratona frenética e dediquem alguns minutos para decifrar aquelas palavras. Mas as intervenções urbanas também podem ter outros alvos, como a marginalização da arte, problemas sociais, ambientais e outros".
OBS: Embora a intervenção, por sua própria natureza, tenha um caráter subversivo, atualmente é tida como legítima manifestação artística, muitas vezes patrocinada pelo Poder Público. Mas, quando não autorizada, quase certamente será considerada como vandalismo e não como arte. Intervenções não autorizadas ou ilegais frequentemente alimentam o debate sobre os limites entre a arte e o simples vandalismo. 


Parabéns! É um importante tema, porque possibilita a discussão da diferença entre Arte e Vandalismo, Bagunça, Crime. Afinal, enquanto a Arte tem um papel fundamental para nossa Sociedade e precisa ser estudada e valorizada por todos nós, cidadãos, o Vandalismo só nos prejudica. Ou seja, A ARTE CONSTRÓI E O VANDALISMO DESTRÓI.